sexta-feira, 2 de junho de 2017

MP aponta participação de Felício em licitação fraudulenta no litoral sul de SP

image

Empresa do prefeito venceu concorrência considerada irregular pela promotoria. Valor do contrato foi de R$ 176,5 mil. Ele nega irregularidades.

rês contratos firmados pela Prefeitura de Praia Grande (SP) são alvo de uma ação do Ministério Público que aponta irregularidades nas licitações. O prefeito de São José dos Campos (SP), Felício Ramuth (PSDB), é um dos réus no processo que investiga a contratação de duas empresas para prestação do serviço para controle de sistema de gestão de resíduos no município entre 2014 e 2016. O tucano era dono de uma das empresas contratadas e atuou na área comercial da outra. Ele nega qualquer irregularidade. (leia mais abaixo)

A ação civil pública, do promotor Marlon Machado Fernandes, é do dia 24 de março. No processo são acusados pelas irregularidades dez servidores municipais - sendo quatro da comissão de licitação -, o proprietário da empresa CSJ Sistemas, Ângelo Oliveira e o Felício Ramuth, que era proprietário da Direct. As duas empresas atuam na gestão de resíduos da construção civil.

A empresa de Ângelo foi vencedora de duas das três concorrências que participou para prestar o serviço na cidade litorânea - Felício atuava na área comercial da CSJ à época dos contratos. O terceiro processo foi vencido pela Direct, que pertencia ao prefeito de São José.

Os agentes públicos da prefeitura de Praia Grande e os empresários, sendo Felício e Ângelo, são acusados de colaborar para fraude nas concorrências. Na prática, os servidores do governo do litoral sul teriam driblado a lei das licitações - nas três ocasiões, participaram da concorrência no máximo duas empresas, sendo a CSJ Sistemas e a Direct, ambas ligadas a Felício.

"Considerada a ausência de boa-fé no certamente e o não atendimento às boas práticas administrativas, verifica-se afronta ao princípio da moralidade", diz o promotor, que considera que houve favorecimento às duas empresas nas licitações.

Por isso, o MP pediu indisponibilidade dos bens dos investigados, no valor de até R$ 333,4 mil, a anulação dos contratos, vigentes em Praia Grande entre 2014 e 2016, e a condenação dos acusados por improbidade administrativa. Na lei de improbidade cabe, de acordo com o entendimento de cada juiz, até mesmo a perda do cargo em caso de condenação.

O pedido de indisponibilidade de bens foi negado pela Justiça. Na decisão, o magistrado considerou que não é possível nesta fase processual estabelecer se houve prejuízo aos cofres públicos e também não há indícios de que os envolvidos estejam dilapidando o patrimônio.

O julgamento definitivo do processo ainda será realizado. Não há prazo.

Fonte: G1 SP/Vale
Link para a matéria completa:
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/mp-aponta-participacao-de-felicio-em-licitacao-fraudulenta-no-litoral-sul-de-sp.ghtml

Notícias anteriores