quarta-feira, 4 de março de 2015

dort-2011LER/DORT: uma doença que atinge os trabalhadores em razão da intensa pressão por produção

O dia 28 de fevereiro foi o Dia Internacional de conscientização sobre LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Essas enfermidades são doenças dos ossos, músculos e tendões que afetam, principalmente, o pescoço e os braços das pessoas. As LER/DORT são doenças que só existem porque os patrões expõem os trabalhadores a riscos, principalmente aos relacionados à organização do trabalho - ritmo acelerado, longas jornadas de trabalho, horas extras excessivas, pressão por produção etc.

Essas enfermidades poderiam ser completamente evitadas se não fosse tão intensa e voraz a vontade patronal de explorar e lucrar, acima inclusive da proteção da saúde e da vida dos trabalhadores que, na realidade, são os que produzem a riqueza durante sua jornada cotidiana no interior das empresas.

Os trabalhadores lesionados com LER/DORT têm direito à abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o que lhes garante o reconhecimento de que o adoecimento tem origem em seu trabalho. E a luta pela saúde e direitos dos companheiros lesionados se torna ainda mais importante e grave com os ataques do governo federal aos direitos previdenciários. Até o auxílio-doença foi alvo do governo federal.

Por isso, a nossa luta é no chão da fábrica, com o fortalecimento das CIPAs, das organizações dos trabalhadores, mas também a nossa luta é política contra o governo federal porque o patrão lesiona e o governo/INSS abandona! Não podemos permitir essa ofensiva contra a classe trabalhadora!

Você vende a sua força de trabalho para o patrão, não a sua saúde. Previna-se!

ENFERMIDADES MAIS COMUNS EM RAZÃO DA LER/DORT

* tendinites (inflamações nos tendões);

* epicondilites (inflamações nos cotovelos);

* síndrome do túnel do carpo (inflamação no punho), etc.

CAUSAS DO ADOECIMENTO

·         Movimentos repetitivos;

·         Postos de trabalho inadequados (ex: cadeiras, mesas ou bancadas impróprias) que levam o trabalhador a permanecer em posturas incorretas;

·         Atividades de trabalho que exigem força;

·         Vibração;

·         Ferramentas de trabalho inadequadas (ex: tesouras, alicates e outros);

·         Ritmo de trabalho intenso;

·         Horas-extras;

·         Pressão das chefias;

·         Exigência de produtividade (metas de produção) e qualidade.

QUEIXAS MAIS COMUNS

·         Dor;

·         Sensação de peso e cansaço;

·         Inchaço;

·         Formigamento e adormecimento;

·         Choque;

·         Aumento de suor;

·         Falta de força nas mãos.

Na fase inicial, apenas alguns desses sintomas podem estar presentes. Geralmente, há um cansaço ou dor leve no final de um dia de trabalho, que melhora com o descanso à noite e aos finais de semana. Com o agravamento do quadro, os sintomas ficam mais fortes e duram mais tempo, não melhoram com o repouso e dificultam não só a realização das atividades de vida diária (lavar louças, passar roupas, etc.), como também as do trabalho.

Você vende a sua força de trabalho para o patrão, não a sua saúde. Previna-se!

* Procure organizar-se com outros trabalhadores, participando das reuniões de CIPA, comissão de fábrica e sindicato, para discutir as condições de trabalho e as formas de diminuir os riscos de acidentes e doenças do trabalho;

* Quando possível, faça pausas durante a jornada de trabalho para que seu corpo possa descansar e, em outros momentos, programe-se para fazer alongamentos e relaxamentos;

* Faça caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos, começando com 15 minutos;

* Pratique alguma atividade física que possibilite o alongamento e o relaxamento dos músculos, tais como Lian Gong, Tai Chi Chuan, Yoga, etc. Os remédios ajudam, mas não devem ser a única alternativa;

* Se os sintomas persistirem, procure o sindicato de sua categoria ou o centro de saúde mais próximo;

* Converse com os profissionais de saúde para tirar suas dúvidas a respeito de seu problema de saúde, porque assim poderá prevenir a doença ou seu agravamento pelo trabalho.

Notícias anteriores