quinta-feira, 20 de novembro de 2014

consciencia-negra-201420 de novembro: Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra marca uma triste constatação. A população negra continua sendo vítima de preconceito racial. E isso se reflete no mercado de trabalho, na remuneração salarial, na perspectiva de vida, na perseguição por parte da polícia, na morte violenta da juventude negra das periferias. Essa é uma situação que se perpetua historicamente.

O preconceito racial ora é violento ora é sutil como uma penumbra, mas está lá, no inconsciente social. Desde a farsa da Abolição da Escravatura, a população negra é relegada a empregos com menor remuneração, a condições de vida mais difíceis. E não é o sucesso individual de um Pelé da vida que vai mudar a condição como um todo. Numa batida policial, os principais suspeitos sempre são os trabalhadores negros. Nas chacinas, as vítimas são na maioria da população negra. 77% dos jovens assassinados no Brasil são negros.

consciencia-negra01Aliás, quando um negro ou um trabalhador das chamadas minorias (negros, mulheres, gays, imigrantes, portadores de necessidades especiais, índios) conseguem romper com as barreiras sociais invisíveis são logo alçados a exemplo da meritocracia como se tudo dependesse da vontade e esforço individual, sem considerar as barreiras sociais visíveis ou sutis. Barreiras de ordem principalmente econômica.

Somos uma única raça, a raça humana, mas somos divididos e segregados em subgrupos pelo poder econômico. É dividindo a classe trabalhadora que eles conquistam.

Lutar contra o preconceito é uma tarefa de todos nós para buscarmos uma sociedade justa e igualitária entre todos os trabalhadores e trabalhadoras, sem separações invisíveis entre etnias, gêneros, opção de credo, orientação sexual ou condição social.

facebook_icondiv

Notícias anteriores