segunda-feira, 18 de novembro de 2013

acordo-coletivo-2012-2014Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014

Já está disponível em nosso site o termo aditivo 2013/2014 para download (pdf), para efetuar a transferência do arquivo basta clicar no link à direita referente ao acordo coletivo.

div

ministro-juiz-mensalao-2013Os mensaleiros estão indo pra cadeia, mas e os trabalhadores com isso?
A direita tradicional enjaula a nova direita, quando ambas deveriam estar atrás das grades

“Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão”. O samba de Bezerra da Silva explica didaticamente o que é a política capitalista brasileira. E a letra denuncia mais: “Aqui realmente está toda a nata: doutores, senhores, até magnata”. É isso o que nós vemos com as primeiras prisões dos mensaleiros, que deveriam estar acompanhados de políticos do PSDB, DEM, PMDB.

Se é verdade que há políticos na institucionalidade que mantém a defesa da classe trabalhadora, estes são exceções, pois estão cercados pela corrupção que impera no parlamento.

Quando assumiu o poder, o PT tentou fazer um pacto com a elite aos invés de sustentar sua política na classe trabalhadora e governar com o povo. O ex-Partido dos Trabalhadores achou que seria suficiente fazer um pacto de silêncio sobre a caixa preta do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para ser aceito pela elite tradicional. Por isso, o PT calou a boca e não investigou a onda de privatarias fraudadas, os inúmeros escândalos de corrupção tucanos que o PT denunciava na oposição, a máfia dos sanguessugas no Ministério da Saúde de José Serra, a bolsa Mídia do governo federal para enriquecer as empresas de comunicação, a máfia política de José Sarney na sarneylândia do Maranhão, da família ACM na Bahia, de Collor em Alagoas, a reforma picareta da Previdência feita por FHC/PSDB/PMDB, o pagamento absurdo de juros de uma dívida pública espúria, o escândalo da compra de votos para a reeleição de FHC e por aí vai.

Além de não investigar a corrupção profunda do governo PSDB/PMDB, o PT ainda se aliou ao que existe de mais degenerado e podre na política. Deu as mãos para o mesmo PMDB, banqueiros, construtoras, fez alianças regionais com senhores feudais da política, ruralistas, ou seja, a velha direita. Contudo, o PT sempre foi visto pela direita tradicional como um partido penetra no grupo, um novo partido da mesma direita, mas sem pedigree. O PT virou uma direita sem “sangue azul”. E nem as ações degeneradas do PT serviram para ganhar a simpatia da elite que sempre dominou o país, que jamais vai aceitar o passado de luta do velho PT, por exemplo, contra a ditadura militar.

Por trair os trabalhadores e não ser bem aceito no grupo da elite tradicional, o PT teve que vender a alma e comprar consciências para governar. E o crime maior veio com a aprovação da reforma da Previdência de Lula, em 2003, que ferrou a classe trabalhadora. Depois disso, descobriu-se o esquema mensalão, compra de votos, desvio de dinheiro público para o caixa do partido para pagar dívidas de campanha. A direção do PT já degenerado pelo poder achou que podia fazer as mesmas canalhices que a velha direita, mas o grupinho seleto da elite que se acha de “sangue azul” não aceitou e colocou o aparato da imprensa e da justiça burguesa para exigir a condenação dos mensaleiros.

A consciência da imprensa burguesa não preço porque ela sempre pertenceu à velha direita. Por isso, mesmo com o PT mantendo os milhões gastos em propaganda por meio do bolsa mídia, jornais, revistas e TVs se voltaram contra o PT. E olha que só a Globo recebeu R$ 5,5 milhões do Visanet (esquema por meio do qual o PT desviara dinheiro do Banco do Brasil). Mas não existe união entre as frações da direita quando elas lutam entre si pelo poder.

Assim, oito anos se passaram e os primeiros mensaleiros começam a ir para a cadeia. A pelegada do PT ficou enfurecida com as prisões porque se consideram perseguidos pela direita tradicional por não terem sido aceitos no grupo. A lição que fica é que os fins não justificam os meios. Até porque os fins do PT não eram defender os direitos da classe trabalhadora, mas sim ser aceito no seleto grupinho da elite tradicional, mantendo o povo trabalhador sob o controle do Bolsa Família ou a aura do antigo PT de luta. Hoje, toda a cúpula do PT é formada por empresários.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem ápices de prazer público ao condenar os mensaleiros quando este mesmo Supremo Tribunal Federal fez vista grossa para a corrupção a vida inteira. Pior: ainda livraram criminosos financeiros da pior espécie, como: Daniel Dantas (um dos maiores banqueiros criminosos do país). No próximo período, há a possibilidade de vermos manobras da própria justiça burguesa para permitir redução das penas, cumprimento em regime semi-aberto e prisão domiciliar dos condenados.

Não nos iludamos com a condenação dos mensaleiros. A justiça é um poder da burguesia para oprimir a classe trabalhadora. Esperamos o mesmo empenho do STF na investigação e prisão dos tucanos envolvidos na corrupção do “trensalão” do metrô em São Paulo, no desvio de verba da secretaria da educação sob o governo de Aécio Neves, em Minas. Porém, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem relações com o tucano Aécio Neves e é amiguinho de Luciano Huck, que empregou o filho de Barbosa nas organizações Globo (sempre a Globo, a porta-voz da velha direita e que é acusada de se beneficiar do esquema de corrupção em São Paulo no governo Kassad, do PSD, para pagar metade dos impostos municipais que devia da ampliação da sua sede em São Paulo).

Um fato já comprova a tendência do STF em condenar apenas a nova direita, o PT. O mensalão, na verdade, foi inventado pelo PSDB em Minas Gerais na campanha do senador tucano Eduardo Azeredo. Como o primeiro mensalão da história política não foi julgado se os mensaleiros que vieram depois estão até na cadeia?

A justiça protege os crimes do PSDB, PMDB, DEM. Que os mensaleiros devem ir para a cadeia não há dúvida, mas que FHC, a tucanada, todos os deputados e senadores que venderam seus votos, PMDB, Sarney, Maluf e todos os outros corruptos e corruptores do país devem ir para a cadeia também.

Portanto, a resposta a nossa pergunta inicial sobre o que os trabalhadores têm com a prisão dos mensaleiros, é a seguinte:

Nós temos que ter em mente que todo ato de corrupção é um crime contra a classe trabalhadora, é uma sacanagem política de algum grupo para se auto beneficiar, enriquecer ilicitamente. O menor abandonado, a falta de vagas em escolas públicas, a falta de especialistas nos hospitais públicos são crias da corrupção e do sistema capitalista de exploração. Assim, que o STF investigue e puna também os crimes da velha direita! E que a classe trabalhadora avance na discussão de uma política de esquerda e classista para o povo trabalhador!

Notícias anteriores