quinta-feira, 25 de julho de 2013

historia-sindicato-fotoSindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região: 50 anos de luta!

A categoria química da região tem uma razão muito importante para estar presente nas lutas da categoria e da classe trabalhadora. O instrumento de luta dos trabalhadores, este Sindicato, completa 50 anos em 2013 com um histórico fantástico em defesa dos direitos dos trabalhadores.

capa-cartilha-50-anos-do-sindicato-2013Este instrumento começou a ser construído em 1963. À época, os trabalhadores construíram uma Associação de Trabalhadores Químicos de Jacareí e região. Com a Ditadura Militar e os anos de chumbo, a nossa entidade foi impedida de realizar grandes batalhas sob risco de agressão da repressão militar armada e violenta. Com a redemocratização e
industrialização cada vez maior da região, já em meados da década de 1980, essa associação cresce, transforma-se em Sindicato e tem a sua primeira sede ainda em Jacareí. Com a base em crescimento, as lutas começam a ficar mais aguerridas no embate contra o capital e a exploração dos patrões e governos.

Lei mais em nossa edição especial de 50 anos clicando aqui

div

capa-cartilha-assedio-moral-2013Cartilha explicativa sobre o ASSÉDIO MORAL
O assédio não é um problema individual, mas sim uma “forma” generalizada de “controle” dos patrões nas relações de trabalho, nas relações de subordinação que afetam os trabalhadores em todo o mundo.

O QUE É?

É a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É mais comum em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas (desiguais) em que predominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração. Uma característica marcante do assédio moral é a inferiorização da vítima, o isolamento, a intimidação do trabalhador ou da trabalhadora por meio do poder hierárquico inconsequente e continuado.

Saiba tudo sobre ASSÉDIO MORAL em nossa cartilha clicando aqui

div

Notícias anteriores