terça-feira, 29 de janeiro de 2013

demissaoNão às demissões da Monsanto!

Parte dos trabalhadores da Monsanto foram surpreendidos ontem, 28/01/2013, por um comunicado da Monsanto referente à rescisão do contrato de trabalho, demissão. O comunicado informa que a Eastman Chemical Company resolveu de uma hora para a outra encerrar as atividades de três setores dela dentro da Monsanto. Apesar de contratados pela Monsanto (a poderosa multinacional do transgênico), esses trabalhadores operavam para a Saflex, Flexsys e Therminol (áreas pertencentes a Eastman Chemical).

Os trabalhadores denunciaram o ocorrido ao Sindicato, que enxerga aí o quadro de demissão em massa. Aproximadamente, 80 trabalhadores exerciam atividades nestes setores. Como não houve comunicação com antecedência à entidade da categoria, o Sindicato vai exigir da Monsanto esclarecimentos e apontar todas as irregularidades deste processo arbitrário de demissões.

O comunicado da Monsanto ainda assedia os trabalhadores para comparecerem a uma tal reunião em um hotel da cidade munidos da carteira de trabalho. Nós vamos levantar todo o ocorrido, mobilizar os trabalhadores e, se preciso, acionar o Ministério Público do Trabalho para fazer valer a legislação trabalhista, inclusive no que diz respeito à demissões em massa.

Não vamos permitir que a empresa desrespeite os trabalhadores. Assim, o Sindicato dos Químicos convoca todos os trabalhadores destes setores para assembleia, hoje, terça-feira, 29, às 16h, na nossa sede, em São José dos Campos, para discutir a defesa dos direitos dos nossos companheiros! Compareça!

div

Notícias anteriores