terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CAMPANHA-SALARIAL-ANIMADO-2011

Com muita Luta e Vitórias, fechamos 2011!

2011 foi ano de uma forte crise financeira no mundo que a cada dia está chegando mais em nosso país. Os governos da Europa e dos Estados Unidos injetam rios de dinheiro dos contribuintes nas empresas e bancos falidos. Depois mandam a conta para os trabalhadores por meio de mais impostos, redução de serviços públicos. As fábricas e empresas privadas reduzem salários, benefícios e pioram as condições de trabalho para fazer seus produtos mais competitivos e continuar lucrando bilhões as nossas custas. No Brasil, aplicam cada vez mais o sistema chinês de trabalho semi-escravo, aumentando os ritmos de produção, diminuindo os tempos de descanso, trabalhando em várias máquinas e assediando moralmente.

Mas tantos ataques aos trabalhadores em todo o mundo não podia durar para sempre. No começo do ano, a “Primavera Árabe” derrubou ditaduras e contagiou o mundo com sua luta implacável .  Europa entrou no efeito dominó, greves gerais e batalhas campais ocorreram nas ruas da Espanha, Grécia, Portugal, França, Inglaterra, Alemanha e outros países. Depois foi a vez de Kadafi (ex-ditador da Líbia) cair. Agora começaram as lutas nos Estados Unidos, coração do capitalismo.

| Abrir tabelas de Acordo e PLR/PPR por Fábrica |

Esses ventos de luta por democracia e direitos sociais entraram no Brasil. Foram os canteiros de obras do PAC, os bombeiros, professores.  Trabalhadores da  indústria, na região e no estado conquistaram aumento real, PLR e, outros benefícios, com muita luta.

Em nossa categoria, esse espírito de luta se refletiu nas greves da Johnson, Yushiro, Fademac, MRA, Monsanto, FLC, assim como nas dezenas de assembleias e atrasos de turno que aconteceram durante o ano e na Campanha Salarial. Enfrentamos a ditadura dos patrões e derrotamos a intransigência de várias empresas, conquistamos aumento real e outros benefícios.

Na Johnson, realizamos uma das greves mais representativas que já fizemos. Esse espírito de luta é extremamente importante para mantermos o conjunto de direitos que temos e impedir que a empresa avance sobre os trabalhadores. Na Yoshiro, em Caçapava, realizamos a primeira greve na fábrica. As mobilizações também começam a organizar os trabalhadores de fábricas como a Brasilit, em Jacareí. Na Basf, Monsanto e Ti Brasil conseguimos aumento acima da média e reivindicações específicas. Também conquistamos pautas por fábrica em outras unidades.

Sem disposição de luta dos trabalhadores essas conquistas seriam impossíveis, mas sem um Sindicato de luta como o nosso dificilmente a batalha teria chegado ao ponto aonde chegou. A política do Sindicato também é muito importante, porque escolheu os parceiros certos, se uniu à associação Unidos pra Lutar e sindicatos a ela ligados, e soube se unificar com os sindicatos combativos da região, reunidos no Fórum de Lutas: alimentação, petroleiros, vidreiros, condutores, minérios, municipais e SindSaae de Jacareí, municipais de São Sebastião, oposição dos municipais de SJC. Também contamos com o valioso apoio da FETQUIM, Federação Estadual dos Químicos e do Pinheirinho. Infelizmente, os metalúrgicos da CSP-Conlutas estiveram ausentes na fortíssima greve da Johnson.

Parabéns aos trabalhadores e trabalhadoras químicos! Estamos convencidos que as festas de Fim de Ano serão um merecido descanso para todos. Desejamos um Feliz Natal junto a suas famílias e amigos e esperamos que 2012 seja um ano de muitas conquistas!

Diretoria Colegiada do Sindicato dos Químicos de SJC e Região – Unidos PraLutar.

div

Notícias anteriores